Facetas em resina: indicações, prós e contras.

17870489386900135.jpg
foto yuri.jpg

Dr. Yuri Braune (CRO-CE 7125):
Cirurgião-dentista graduado na Universidade de Fortaleza, especialista em Dentística Restauradora e Odontologia Estética - SLM, e Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).

O que são facetas em resina ?

 

Facetas em resina são laminados estéticos que recobrem toda a superfície visível (estética) de um ou mais dentes, não envolvendo as partes do dente que entram em contato com a língua ou dentes antagonistas durante a mastigação.  

Quais são as indicações para as facetas em resina?

De maneira geral, as facetas em resina são indicadas para  pequenas correções de cor e forma, em um ou mais dentes. Um exemplo são as indicações para fechamentos de espaços entre incisivos centrais superiores (diastemas) com facetas em resina. Casos mais simples, como o mal posicionamento dos dentes na arcada – dentes que não estão alinhados – também podem ser solucionados com as facetas em resina, observadas as limitações de durabilidade do material.

A princípio, as facetas em resina podem substituir as facetas em porcelana para todas as situações. Entretanto,  o risco mais elevados para fratura, infiltração e perda rápida da cor e do brilho, comparadas às facetas em porcelana, fazem das facetas em resina um tratamento que exigem acurácia do dentista para indicações que não tragam frustrações e problemas.

Indicações:

✓ fechamento de espaços;

✓ dentes com mais de 50% da superfície recoberta por restaurações antigas e amareladas;

✓ urgências estéticas como entrevistas de empregos;

✓ mudança de cor e forma dos dentes.

17902672369576851_edited.jpg

As facetas em resina são resistentes ?

 

Bem indicadas, as facetas em resina entregam resistência suficiente para que você leve uma vida tranquila e sem restrições à alimentos mais fibrosos e consistente. Entretanto, quando hábitos não saudáveis (para-funcionais), como morder canetas ou lápis, estão presentes, o sucesso do tratamento é duvidoso, e o paciente pode precisar de visitas constantes ao dentistas para solucionar problemas de fraturas nas facetas em resina.

 

Já as facetas e lâminas confeccionadas com porcelanas são mais resistentes a fraturas e ao amarelamento decorrente dos pigmentos presentes na alimentação – como os chás, cafés ou o uso diária de tabaco.

 

Qual a durabilidade, em anos, das facetas em resina?

 

Ao contrário das facetas em porcelana, que possuem extensas pesquisas científicas cujos resultados são semelhantes com relação à durabilidade do procedimento (10 anos, para 96% dos casos estudados), as facetas em resina trazem dados sobre a durabilidade tão inconclusivos que é impossível estabelecer, em anos, a expectativa média de vida desses laminados.

Qual o preço de uma faceta dentária em resina?

 

O preço de uma faceta em resina dentária depende de muitos fatores, como a complexidade do caso, planejamento e simulações tipo antes e depois, o tempo necessário para resolver seu caso. Normalmente as facetas em resina têm preço superior à restauração convencional, e inferior ao preço de uma faceta em porcelana